Pois bem, o estudo intitulado Beauty sleep: experimental study on the perceived health and attractiveness of sleep deprived people (Sono da beleza: estudo experimental sobre a percepção de saúde e atratividade em pessoas privadas de sono), foi publicado numa revista científica britânica, BMJ, cujo fator de impacto de 2009 foi de 13,66!
Os autores, liderados por John Axelsson, fotografaram 23 sujeitos em situações de privação de sono (31 horas de privação de sono!) e em situações de sono normal. Em seguida eles mostraram essas figuras para 65 observadores, com idades entre 18-63 anos. O que os observadores tinham que fazer era dar nota, em uma escala analógica visual (VAS) como essas comumente utilizadas em estudos sobre dor. Nessas escalas os sujeitos classificavam as pessoas das fotos como saudáveis ou não saudáveis, atrativas(bonitas) e não atrativas (feias mesmo), e cansadas ou descansadas.
Escala analógica visual utilizada para estudos sobre percepção da dor. A pergunta é "Quão severa é sua dor?" e o sujeito deve marcar um "X" na escala de acordo com a intensidade, iniciando em "Dor nenhuma" até "Pior dor Imaginável" (clique na imagem para os créditos e mais informações).
O que os pesquisadores descobriram é que ficar 31h sem dormir deixa as pessoas parecendo menos saudáveis, mais feias e mais cansadas (sério?) quando comparadas com elas mesmas, após uma boa noite de sono.
A imagem acima é de um dos sujeitos do estudo. A fotografia do lado esquerdo foi tirada após uma noite de sono normal, e a da direita após 31h de privação de sono.
Utilizando uma ferramenta estatística (regressão linear) os pesquisadores avaliaram as correlações entre atratividade vs saúde; atratividade vs cansaço e saúde vs cansaço. A figura abaixo ilustra essas correlações.
Relação entre saúde, cansaço e atratividade. Clique na figura para ampliar, créditos e mais informações.
Observando a primeira parte da figura pode-se pensar que quanto mais saudável, mais atraente uma pessoa parece. Na segunda parte nota-se que quanto mais cansado, menos atraente parece a pessoa. A última parte indica que quanto mais cansado, menos saudável. E é assim que os pesquisadores concluem seu estudo: "Pessoas são capazes de detectar a privação de sono, baseados em pistas faciais."
E qual a relevância científica dessa informação? Bem, até esse estudo ser realizado, não existiam dados empíricos demonstrando a habilidade de percepção de privação de sono, baseando-se em pistas faciais. Sabendo isso, médicos e clínicos, poderão utilizar essa informação como mais uma variável a ser observada durante os exames clínicos.
Eu prefiro a relevância quase irônica do estudo. O segredo da bela adormecida ser tão bela é nunca estar privada de sono.
Se em outros textos encerrei com "dormir para lembrar" hoje é dia de "dormir para embelezar".
Referência:
Axelsson J, Sundelin T, Ingre M, Van Someren EJ, Olsson A, Lekander M. Beauty sleep: experimental study on the perceived health and attractiveness of sleep deprived people. BMJ. 2010 Dec 14;341:c6614. doi: 10.1136/bmj.c6614.
Nenhum comentário:
Postar um comentário