quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Vou xingar muito no Twitter... e parar na Science!

Ei você twitteiro que adora extravasar suas emoções na rede atenção, suas frases em inglês xingar muito no twitter podem ter reverberado e parado em um artigo da Science.
Já parou para pensar quantas vezes por dia você extravasa suas emoções em 140 caracteres?
A dupla de cientistas Scott A. Golder e Michael W. Macy da Cornell University teve uma sacada muito interessante. Eles decidiram avaliar o conteúdo emocional de frases postadas no twitter por usuários do mundo inteiro. Para isso eles montaram um banco de dados, contendo mais de 500 milhões de mensagens de cerca de 2,4 milhões de indivíduos. Em seguida, eles contaram com a ajuda de um software que faz análise do conteúdo léxico de textos (o LIWC) para avaliar o conteúdo emocional dessas "twittadas".
Com a ajuda do LIWC eles classificaram as frases que continham conteúdo emocional positivo (EP), tais como entusiasmo, prazer, alerta, e frases que continham conteúdo emocional negativo (NP) que inclui angústia, raiva, medo, culpa, desgosto, entre outros.
Após essa classificação os cientistas focaram suas análises em outros fatores, tais como o momento do dia e a localização geográfica. Com isso eles observaram que existe uma variação no humor ao longo do dia. Segundo esse estudo, os humanos expressam maior conteúdo emocional positivo em dois momentos do dia, um deles no início da manhã (entre 6h e 9h) e outro pico à noite (por volta das 24h). Além disso, eles também observaram que o menor índice de "twittadas" cujo conteúdo emocional era negativo ocorre no começo da manhã e cresce ao longo do dia até atingir seu pico durante a noite (por volta das 24h).
Fig 1. Variação horária da emoção dividido por dia da semana (superior PA = EP, inferior NA = EN), linhas pretas mostram as médias e 95% de intervalo de confiança nas regiões coloridas. Retirado do original que a Science me perdoe.
Uma conclusão precipitada seria: "ah, isso é óbvio, as pessoas acordam bem humoradas, vão para o trabalho e ficam estressadas, consequentemente xingam muito no twitter ficam mau humoradas." Mas não é exatamente essa a conclusão do estudo. Como eles também avaliaram as "twittadas" durante o final de semana, e foi possível observar o mesmo ritmo de variação circadiana do humor, com um atraso de duas horas, desse modo, parece claro que a variação do humor ao longo do dia é independente do fator trabalho. Provavelmente essa piora esteja relacionada ao sono, algo como a relação quanto mais tempo acordados mais mau humorados. Concorndando com a ideia de que privação de sono gera sonolência e pessoas sonolentas são mais irritadas.
Além disso, o trabalho sugere que essa variação circadiana do humor é uma característica bastante forte da espécie humana, mantendo-se presente nas mais variadas culturas. A figura 2 apresenta a variação horária do humor para quatro regiões distintas. Pode-se notar que o ritmo se mantém independe dos fatores culturais.
Variação horária do humor dividido em quatro grandes áreas de falantes de inglês.  Retirado do original .
Bonito, não? O que faz desse trabalho tão diferente do que já foi feito em estudos que avaliam o humor é a forma como foi obtido o dado. Estudos clássicos realizados em laboratório contam com  mais informações a respeito dos sujeitos, no entanto, é diferente quando você perguntar para uma pessoa "Como você está se sentindo agora?"  do que quando uma pessoa, espontaneamente, xinga muito no twitter expressa sua emoção.
A beleza do resultado desse trabalho está aí, estudar o comportamento humano em seu ambiente virtual natural, com sua apresentação espontânea e livre de manipulações ou simulações que eventualmente acontecem em laboratórios.
Será que tem alguém estudando as relações sociais utilizando essas redes virtuais? Quando tiver tempo darei um "google" nisso para ver o que encontro.


ResearchBlogging.org
Golder SA, & Macy MW (2011). Diurnal and seasonal mood vary with work, sleep, and daylength across diverse cultures. Science (New York, N.Y.), 333 (6051), 1878-81 PMID: 21960633



Nenhum comentário:

Postar um comentário